Google Ads ou Meta Ads: Qual plataforma é mais adequada para meu negócio?

Entre Google ADS e META ADS, como saber qual o mais vantajoso para meu negócio?

TRÁFEGO PAGO

Everton Barreto

4/18/20252 min read

Se você está começando a estudar a mecânica sobre anúncios online, provavelmente já se questionou: Google Ads ou Meta Ads? Qual dessas plataformas trará um resultado mais significativo no curto prazo? A resposta envolve alguns pontos. Vamos simplificar isso de um jeito prático!

Google Ads: Capturando a Intenção do Cliente

O Google Ads é excelente para quem já possui uma estrutura de landing page atraente e que direcione o lead para o fechamento (com CTA claro e objetivo). Lembrando que um website institucional não funciona como uma landing page (podemos falar sobre isso em outro momento). O Branding da Marca deve estar definido nos mínimos detalhes, afinal, para conseguir atrair o público-alvo é necessário respeitar o Tom de Voz e a Missão desta.

Uma vez que todos estes requisitos estejam disponíveis, já é possível dar um start na programação dos anúncios, sem correr riscos de perder dinheiro ingenuamente (o lead precisa desenvolver confiança na marca ao acessá-la pela primeira vez).

Vamos pensar num tipo de pesquisa comum: "dentista em perdizes sp" (Perdizes é um bairro em São Paulo, mas, poderia ser sua cidade), neste caso, você tem uma clínica odontológica e quer estar no topo dos resultados para essa pesquisa, nesse sentido o Google ADS será o caminho mais rápido para alcançar o primeiro lugar nesse ranking.

Meta Ads: Criando Demanda e Engajamento

Já o Meta ADS (Facebook e Instagram) é perfeito para quem quer impactar clientes potenciais antes mesmo que eles percebam que precisam de um produto ou serviço. A segmentação avançada permite atingir pessoas com base em interesses, comportamentos e dados demográficos.

Um bom exemplo é um e-commerce que vende roupas: pode exibir anúncios para pessoas que já interagiram com sua loja anteriormente, enquanto um dentista pode criar um vídeo educativo sobre um novo tratamento estético para gerar interesse, por exemplo.

As redes sociais são “motores” que impulsionam a visibilidade da marca. No médio prazo, inclusive, são capazes de promover um senso de autoridade, fortalecendo a quantidade de seguidores: embora o objetivo primário seja o aumento da receita de vendas, o perfil da empresa vai adquirindo reconhecimento.

Existe uma resposta certa para escolher um ou o outro?

Geralmente o novo negócio têm uma curva de esforço muito grande para alcançar relevância nas redes sociais e não podemos desconsiderar sobre os recursos que, por natureza, são limitados. Estamos falando de investimento com retorno no longo prazo, torna-se difícil afirmar que, em 30 dias, o algoritmo já estará performando no limite máximo, mesmo pagando anúncio online.

Então, podemos ratificar que o Google ADS seja eficiente para o iniciante? Talvez! O contexto pode ser desmistificado através da soma: recursos financeiros disponíveis, branding bem executado, qualidade da landing page, cronograma de postagens de conteúdo e time de vendas preparado para abordar os leads.

O estudo do cenário atual é a parte mais crítica deste trabalho. Sair investindo por “dedução” pode atrasar outros objetivos do negócio. Quer iniciar tráfego pago e não sabe por onde começar?

Inicie uma conversa com nosso especialista!

Imagem gerado por IA