Como Definir o Funil De Vendas Ideal Para o Seu Negócio?

Saiba como criar um funil de vendas para seu negócio, considerando as nuances do seu segmento!

Vinicius Marques

7/4/20253 min read

Se você já investe em redes sociais, faz anúncios ou publica conteúdos com frequência e ainda não sente os resultados nas vendas, pode estar faltando algo fundamental: um funil de vendas bem definido.

A verdade é que não adianta apenas atrair seguidores se você não sabe em que etapa da jornada eles estão, nem como conduzi-los até a compra de forma estratégica.

Mas afinal, o que é um funil de vendas?

O funil de vendas representa as etapas que um possível cliente percorre até decidir comprar seu produto ou serviço.

Ele é dividido em três fases. Vamos retratar, com calma, cada uma dessas etapas.

Topo

É o momento em que o seu potencial cliente ainda não está buscando o seu produto ou serviço. Às vezes, ele nem sabe que tem um problema. Aqui o foco é gerar atenção ou despertar curiosidade.

Nesta fase tentar vender é arriscado, pois, não há conexão (ou necessidade). O conteúdo desta fase é voltado a nutrição do conhecimento. Os leads aqui não estão conscientes da famosa “dor”.

Meio

A partir deste ponto, o lead já sabe que tem um problema ou já existe um desejo e começa a procurar soluções. Inicialmente ele tenta resolver sozinho. Quando percebe que seu esforço não está sendo suficiente, começa a procurar soluções na internet. Até pouco tempo atrás o YouTube servia de fonte de pesquisa, nesse sentido. Agora o TikTok já ocupa parte desse lugar.

O lead está querendo entender quem oferece a solução mais eficiente ou mesmo como resolver mais rápido sua “dor”. Nesse momento, a marca deve mostrar autoridade, apresentar seus diferenciais tendo em vista de que o lead já apresenta determinado conhecimento.

Fundo

Chegando neste estágio, o lead já desenvolveu conhecimento suficiente sobre o produto ou serviço. Neste momento, sua preocupação está em garantir que tomará a melhor decisão.

Frequentemente o lead irá comparar todas as opções que tiver em sua mão, buscando confirmar sua percepção de forma emocional ou racional. O vendedor precisa interpretar com inteligência essa demanda e agir com coerência a respeito do orçamento, sua “dor”, seu grau de urgência e não ficar omisso com as preferências do lead.

Como definir o funil certo para o seu negócio?

Cada modelo de negócio exige um tipo de abordagem. Um funil para uma clínica odontológica, por exemplo, precisa considerar confiança e tempo de decisão. Já para um e-commerce, o foco pode estar mais na impulsividade e desejo.

Veja os passos para construir um funil ideal:

Entenda seu público-alvo e sua jornada de compra

Antes de tudo, você precisa entender quem é o seu cliente ideal, quais dores ele sente, onde busca informação e como ele toma decisões.

Exemplo: no caso de uma clínica odontológica, o cliente pode levar dias ou semanas entre descobrir o problema e decidir pela consulta.

Mapeie o ciclo de decisão

Seu produto tem uma compra por impulso ou por necessidade racional? Isso muda completamente a estratégia de conteúdo.

Produtos com ticket baixo e decisão rápida pedem funis curtos.
Serviços mais caros e técnicos exigem um relacionamento mais longo com o público.

Defina conteúdos para cada etapa

Um bom funil educa, aquece e conduz o cliente naturalmente. Veja como fazer isso:

Topo – conteúdos leves: curiosidades, erros comuns, tendências, bastidores
Meio – conteúdos com profundidade: depoimentos, estudos de caso, diferenciais, tutoriais
Fundo – conteúdos com oferta direta: condições especiais, provas sociais, chamadas para ação

Use ferramentas para acelerar resultados

  • Tráfego pago para escalar o alcance e trazer o público certo para cada etapa

  • Automação de mensagens (e-mail, WhatsApp) para manter o relacionamento ativo

  • Landing pages e formulários para capturar leads e facilitar agendamentos ou vendas

Conclusão

Um funil de vendas bem definido transforma sua comunicação nas redes sociais em resultados concretos. Ele faz com que cada post, anúncio ou campanha tenha um objetivo claro e direciona o lead a dar o próximo passo.

Se você ainda está tentando vender apenas com base em sorte ou post aleatório, talvez esteja na hora de estruturar seu processo comercial e marketing de forma estratégica.

A LeadUP pode te ajudar a construir o funil ideal para o seu negócio: com tráfego, conteúdo e automação 100% personalizados.

Vamos conversar?